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OITAVO ENCONTRO 2012 - A BÍBLIA

MÃES INTERCESSORAS – SANTA MÔNICA PARÓQUIA MARIA IMACULADA – GUARÁ II (Pe. Jorge e Pe. Adriano) OITAVO ENCONTRO – 16.6.12 ORAÇÃO INICIAL: Invocação do Espírito Santo Ave-Maria pelas mães intercessoras A BÍBLIA – PALAVRA DE DEUS A palavra bíblia significa livros. Temos, portanto, que a Bíblia é um conjunto de livros sagrados, que, embora escritos por homens, sua inspiração foi divina. A Bíblia se divide em duas partes: ANTIGO TESTAMENTO – AT e NOVO TESTAMENTO – NT No Antigo Testamento, os livros estão assim divididos: Pentateuco, livros históricos, livros poéticos/sapienciais e livros proféticos. No novo Testamento, os livros são assim organizados: Evangelhos – são quatro: Mateus, Marcos e Lucas (chamados sinóticos pela semelhança) e João; Atos dos Apóstolos – conta a história do início da comunidade cristã; Epístolas (cartas) de Paulo (cartas dirigidas às comunidades assistidas por Paulo), Epístolas aos Hebreus, Epístolas Católicas e Apocalipse. O Antigo Testamento – Narra toda a criação de Deus, a queda do homem e o plano de salvação de Deus que se inicia com a formação de um povo. Gn 3, 14-15: “Então, o Senhor disse à serpente: ‘Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e feras do campo; andarás de rasos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” g.n. Traz as histórias de profetas, de personagens que foram importantes no plano da salvação, livros de sabedoria que nos instruem no caminho de Deus, cantos de louvor ao Senhor. Os cinco primeiros livros da Bíblia – Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio, são chamados PENTATEUCO (penta – cinco – teuco – livro) . Os onze primeiro capítulos do livro do Gênesis é chamado de pré-história. Após o relato da criação, da queda, da destruição do povo por meio do dilúvio e da torre de Babel (pré-história), inicia-se a história dos patriarcas depois do dilúvio (capítulo 12 do livro do Gênesis): Abraão – Gn 12 a 25 – A história de Abraão nos apresenta o relato da “teologia da promessa”: a dupla promessa divina de descendência e do dom da terra são os dois eixos centrais em torno dos quais se organiza tudo o que os escritos sacros têm a dizer sobre o patriarca (Bíblia de Jerusalém , cap. 12,nota f). Abraão (Abrão) é casado com Sara (Sarai), mulher estéril a quem Deus concede a graça de gerar um filho: Isaac. O relato do sacrifício de Isaac traz uma lição espiritual acerca do exemplo de fé de Abraão. “Os Padres viram no sacrifício de Isaac a figura da Paixão de Jesus, o filho único” (Bíblia de Jerusalém, cap. 22, nota a). Isaac – Gn 21 – 28,1-9 – Isaac casa-se com Rebeca (cap. 24) e tem com ela dois filhos: Esaú e Jacó. Esaú – Gn 25,19 a 36 – Gêmeo com Jacó, Esaú é o mais velho. É o preferido de Isaac, porque gosta de caçar. Esaú despreza seu direito de primogenitura, cedendo-o a Jacó por um prato de lentilha. Mais tarde se revolta contra o irmão que recebe a bênção de Isaac em seu lugar. Esaú traz desgosto aos seus pais por desposar mulheres hetéias. Jacó – Gn 25,19 a 50, 1-13 Jacó é o filho mais moço de Jacó. Era mais calmo, morando sob tenda. Era o preferido de Rebeca. Jacó interceptou a bênção de Esaú e fugiu para se livrar da ira do irmão. Foi morar com seu tio Ló, para quem trabalhou 14 anos. Nos sete primeiros anos, enganado pelo tio, trabalhou para se casar com Lia. Depois, trabalhou mais sete anos para assegurar seu casamento com Raquel, a quem amava. Teve 12 filhos (12 tribos) e uma filha, mas com Raquel teve apenas José e Benjamim. Foi chamado pelo anjo de Israel, daí povo de Israel. José – Gn 37 a 50,14-26. José é o 12º filho de Jacó e o primeiro filho de Raquel. Deus se revelava a ele através de sonhos e ele também tinha o dom de interpretar sonhos. Foi vendido pelos irmãos, que tinham inveja dele, pois era o filho preferido de Jacó. No Egito, apesar de sofrer, conquistou a simpatia do Faraó, pois foi o único que soube interpretar seu sonho e apresentar a solução para a desgraça que foi revelada. A história de José é um esboço da Redenção, na perspectiva da salvação do povo por meio da intervenção de José. Moisés – Ex 2 a 40 (todo livro do êxodo, Levítico, Número, Deteuronômio ) . O livro do Êxodo traz dois temas principais: a libertação do Egito e a Aliança do Sinai, sob a liderança de Moisés. Moisés foi quem recebeu a revelação do nome de Iahweh e conduz os israelitas pelo deserto após a libertação da escravidão do Egito. Após os cinco primeiros livros da Bíblia – Pentateuco – inicia-se os LIVROS HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, Primeiro e segundo Samuel, primeiro e segundo Reis, primeiro e segundo Crônicas, Esdras Neemias, Tobias, Judite, Ester e primeiro e segundo Macabeus. Obs.: na bíblia protestante não tem os livros históricos dos Macabeus (1 e 2), de Judite e de Tobias. Sexto livro – Josué (último patriarca) – Josué sucedeu Moisés e conduziu o povo à terra prometida. O livro de Josué é dividido em três partes: a conquista da Terra Prometida (Canaã), a partilha do território entre as tribos e o fim da carreira de Josué. A morte de Josué é narrada no livro dos Juízes 2,6-10. Juízes (sétimo livro) – depois de Josué, o povo de Deus ficou sob o comando dos Juízes. Os Juízes eram homens comuns, que orientavam o povo quando havia algum conflito. O livro conta a história de Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão, chamados de Juízes maiores, porque os atos são contados com mais detalhes. Os juízes Samgar, Tola e Jair, Abesã, Elon e Abdon são recordados brevemente, por isso, juízes menores. O primeiro Livro de Samuel - 1Sm – narra a história do último juiz Samuel – 1Sm 7,15-17: “Samuel foi juiz em Israel durante toda sua vida. Ia a cada ano visitar Betel, Gálgala e Masfa, onde pronunciava os seus juízos em favor de todo o Israel. Voltava depois para Ramá, onde habitava. Ali também julgava Israel e edificou naquele lugar um altar ao Senhor”. O povo pede um Rei. Os anciãos foram ter com Samuel, pedindo que o governo fosse liderado por reis, igual aos outros povos, já que os filhos de Samuel não seguiam seus “passos” (deixaram-se levar pela cobiça, violando os direitos do povo). 1Sam 8, 1-9 Samuel unge o primeiro Rei Saul 1 Sm 10 Saul desagradou a Deus por sua desobediência: primeiro pecado 1Sm 13,1-15. Novo pecado de Saul 15,1-34. Saul em casa de necromante 28,7-25. Morte de Saul na batalha de Gelboé 1Sm 31,1-13. O segundo rei foi Davi, ungido também por Samuel 1Sm 16,1-13. O reinado de Davi é narrado no segundo livro de Samuel – 2Sm. Foi muito querido pelo povo, pois foi um forte guerreiro que unificou o reinado. O profeta Natã foi enviado por Deus para acompanhar Davi em seu reinado. Apesar de ter pecado, matando Urias para ficar com sua esposa Betsabéia, foi homem de muita oração e chorou amargamente a Deus pelo seu pecado. Davi foi sucedido por Salomão (terceiro rei), seu filho com Betsabéia. A morte de Davi é narrada no primeiro livro dos Reis – 1Reis. 1Rs – conta a história de Salomão, rei conhecido pela sua sabedoria ao proferir seus julgamentos e foi quem construiu o templo do Senhor. Porém, Salomão foi um homem que se deixou levar pelas paixões e teve muitas esposas, inclusive com mulheres estrangeiras, e passou a cobrar altos impostos do povo para além de construir o templo, agradar suas esposas construindo altares para os deuses pagãos. A narração do Reinado de Salomão é curta e sua morte está no capítulo 11, 41-42. Roboão, seu filho foi seu sucessor, porém não reinou com sabedoria (cobrou impostos mais altos que Salomão) e o reino ficou dividido. Reino de Judá (duas tribos – Reino do Sul) e Reino de Israel (dez tribos – Reino do Norte) Reis de Judá – Roboão, Abião, Asa ( foi inteiramente devotado ao Senhor durante toda sua vida), Josafá, Jorão Reis de Israel – Jeroboão, Nadab, Baasa, Ela, Zambri (comandante da cavalaria, conspirou contra Ela), Amri, Acab (No tempo de Acab, Hiel de Betel reconstruiu Jericó), Ocozias Com essa divisão o reinado foi se enfraquecendo e os reis que sucederam não se destacaram tanto e começou o declínio do povo de Israel, que começou a ser dominado pelos Assírios e outros povos até a queda definitiva com a escravidão na Babilônia. No capítulo 17 do livro 1Rs inicia-se a narração do profeta Elias, que conviveu com o Rei de Israel Acab. No capítulo 19, 19-21 é narrada a vocação de Eliseu. O restante do livro fala do reinado de Acab e da sua sucessão pelo seu filho Ocozias. No cap. 22,41-51, é contada a história de Josafá e da sucessão de seu trono por Jorão. Segundo livro dos Reis – 2Rs O segundo livro dos Reis inicia com a história de Elias e Ocozias – cap. 1,1-18 No cap. 2 temos o arrebatamento de Elias e o início da história de Eliseu. A morte de Eliseu está no cap. 13, 14-21 Também é contada a história dos reis de Judá e de Israel. Jeú, Joacaz, Joás, Jeroboão II, Zacarias e Selum, Manaém, Pecaia, Pecáreis e Oséias, reis de Israel. Oséias, o último rei de Israel foi atacado por Salmanasar, rei da Assíria. O rei da Assíria apoderou-se da Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Origem dos samaritanos. Após expulsar o povo das dez tribos (reino do Norte) para fora de Israel, o rei da Assíria trouxe para a cidade da Samaria gente da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Emat, de Sefarvaim. Esses povos não conheciam o Deus de Israel e começaram a adorar seus deuses na terra do Senhor e foram castigados por Deus, que enviou leões para devorá-los. Avisado sobre o Deus que o povo adorava naquele lugar, o Rei da Assíria mandou que fosse levado para a Samaria um sacerdote, a fim de ensinar o povo a adorar o Senhor daquele lugar. O sacerdote instalou-se em Betel e lá ensinava o povo a adorar o Senhor, porém o povo não deixou de adorar seus ídolos (2Rs 17, 24-41). Obs.: Até hoje não se sabe o que foi feito com as dez tribos, elas sumiram. Assim, do povo de Israel restou apenas a tribo de Judá, por isso são chamados de judeus. Os judeus até hoje são inimigos dos samaritanos. Após a queda do Reino de Israel, ainda subsistiu o reinado de Judá. Jorão, Ocozias, Joás, Amasias, Azarias, Joatão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amon, Josias (fez o que é bom aos olhos do Senhor – fez a reforma do culto), Joacaz, Joaquim, Joaquin, Sedecias (Último rei) reis de Judá. O povo que já vinha sendo dominado desde o reinado de Joaquim por Nabucodonosor, rei da Babilônia, no reinado de Sedecias é deportado para a Babilônia (2Rs 25,1-17). Primeiro livro de Crônicas O livro de Crônicas traz um breve registro genealógico de Adão a Israel. Traz o relato da descendência de Judá, de Davi, das tribos do Sul, do norte e a história do reinado de Davi até a unção de Salomão. Este livro é uma obra realizada após o exílio da Babilônia e relata coisas omitidas do tempo de Josué até o fim dos Reis, sendo, pois, um complemento dessa história. Segundo livro de Crônicas Relata a história do reinado de Salomão, a construção do templo, a história da rainha de Sabá. No cap. 10, inicia-se o relato dos sucessores Salomão. No cap. 34,3 é contada a reforma religiosa feita por Josias. Após a morte de Josias, também é relatada a continuação do reinado de Judá até a Esdras e Neemias – Os livros de Esdras e Neemias retoma a história do povo de Deus no momento do edito de Ciro, que autoriza os judeus a regressarem a Jerusalém para reconstruir o Templo. Trata-se de livros importantes para a história da restauração judaica após o exílio. O trabalho da reconstrução do templo encontra a oposição dos samaritanos. Esdras chega a Jerusalém com uma caravana munido de um decreto que lhe dá autoridade para impor à comunidade a Lei de Moisés, reconhecida como lei do rei. Esdras foi considerado pai do Judaísmo com suas três ideias: raça eleita, Templo e Lei. Tinha necessidade de salvaguardar a comunidade renascente e foi considerado o patrono dos escribas. Neemias consegue do rei a missão para ir a Jerusalém para reconstruir as muralhas. Neemias é nomeado governador e se pôs a serviço da Jerusalém restaurada e repovoada, dando ao povo a possibilidade e o gosto de uma vida nacional. Neemias se mostrou sensível e humano, mas prudente e reflexivo, apoiado em Deus, para quem elevava suas preces frequentemente. Orações: Abraão – Gn 18, 22-33; Moisés Ex 32,30-34; Canto de Débora Jz 5,1-32; Oração de Ana 1Sm 1,9-11 e 1Sm 2,1-11; Oração de Davi 2Sm 7,18-29; Oração de Salomão 1Rs 3,4-9 e 1Rs 8,30-40 SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Oh! Sagrado Coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade. Oh! Jesus meu! Vós que dissestes “Em verdade vos digo: pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e se abrirá, eu busco e peço a graça... Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória. Sagrado Coração de Jesus, em vós confio e espero. Oh! Jesus meu! Vós que disseste “Em verdade vos digo: qualquer coisa que peçais a meu Pai em meu Nome, Ele vos concederá” Jesus, em vosso Nome, ao Pai seu suplico a graça... Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória. Sagrado Coração de Jesus, em vós confio e espero. Oh! Jesus meu! Vós que dissestes “Em verdade vos digo: passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão”, eis que apoiado em vossas santas palavras, eu peço a graça... Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória. Sagrado Coração de Jesus, em vós confio e espero. Oração: Sagrado coração de Jesus, a quem é impossível não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós miseráveis pecadores e concedei-nos a graça que vos pedimos por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe. São José, Pai adotivo do sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós. Salve Rainha.

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