0

MÊS DE JUNHO - COMUNHÃO DOS SANTOS

OLÁ, MÃES INTERCESSORAS
OLÁ, VISITANTES

A PAZ DE CRISTO!

Neste mês de junho, entre outros santos, comemoramos o dia de Santo Antônio, de São João e de São Pedro.
Como são santos populares e são comemorados em momento de grande festividade, principalmente Santo Antônio, considerado, no Brasil, o santo casamenteiro, muitos cristãos esquecem o verdadeiro sentido da comunhão dos santos.

Primeiramente, acho importante lembrar que os santos têm em comum a fé e o amor incondicional a Jesus Cristo. Jesus como o Filho do Deus Vivo e Verdadeiro. Aliás, só foram considerados santos porque mantiveram a fé mesmo diante de grandes provações, que para muitos custou a vida.

Vou transcrever alguns excertos do livro "Creio na comunhão dos Santos", de Antônio S. Bogaz e João Henrique Hansen, da Editora Paulus, págs 9, 12 e 37, para nos ajudar nessa meditação.

"Nós cristãos 'cremos na comunhão de todos os fiéis de Cristo, dos que são peregrinos na terra, dos que estão terminando a sua purificação, dos bem-aventurados do céu, formando, todos juntos, uma só Igreja' (CIC Nº 962). A comunhão dos santos é testemunhada em várias passagens bíblicas (Hb 12,1; Lc 15,7; 1Jo 1,3; Ef 1,10-23) e a nossa tradiçõao aprofunda essa doutrina, pois afirma que existe uma comunhão entre os fiéis antepassados e todos nós pela unidade da fé em Jesus Cristo. Assim, cremos nesta comunhão, pois nela o amor misericordioso de Deus sempre ouve nossas súplicas e preces e, unidos a eles, os santos também escutam nossas súplicas."
(...)
"Partindo da conscientização da importância das partes do corpo humano, Paulo nos faz entender a espiritualidade do 'corpo místico de Cristo' (1Cor 12,12; Cl 1,18; Ef 5,23; Rm 12,4-5). Buscando a inspiração nas cartas paulinas, a Igreja nos ensina que 'uma vez que todos os crentes formam um só corpo, o bem de uns é comunicado aos outros. Assim, é preciso crer que existe uma comunhão de bens na Igreja. Mas o membro mais importante é Cristo, por ser a cabeça deste corpo. Assim, o bem de Cristo é comunicado a todos os membros e essa comunicação se faz por meio dos sacramentos da Igreja' (CIC Nº 947)."

Também é oportuno transcrever uma parte das visões proféticas, do livro do Apocalipse.
Importante frisar que no cap. 4 fica explícito que as visões proféticas se dá dentro do céu:
"Depois disso, tive uma visão: vi uma porta aberta no céu, e a voz que falara comigo, como uma trombeta, dizia: Sobe aqui e mostrar-te-ei o que está para acontecer depois disso.
2. Imediatamente, fui arrebatado em espírito; no céu havia um trono, e nesse trono estava sentado um Ser."

No cap. 8, seguindo os relatos da visão, foi-nos revelado o seguinte:

1. Quando, enfim, abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu cerca de meia hora.
2. Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombetas.
3. Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono.
4. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus.


Por essa leitura, podemos ver claramente que a oração do santos é apresentada no altar de Jesus Cristo. São levadas pelos anjos as súplicas dos Santos em nosso favor.
Isso é incrivelmente maravilhoso!
Vemos, ao contrário do que possa parecer, a grandeza de Deus. Crer na comunhão dos santos em nada esvazia o Poder, a soberania e a onisciência de Deus, mas sim nos faz ver sua misericórdia e seu amor em nos fazer partícipes dessa grande celebração de amor não só aqui, mas por toda a eternidade!

Também podemos ver que não há sono depois da morte. Os que estão diante de Deus não estão mortos, mas vivem em Cristo. Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus, no cap. 7, 9-15 do Apocalipse:

"Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão, 10. e bradavam em alta voz: A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro. 11. E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo: 12. Amém, louvor, glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força ao nosso Deus pelos séculos dos séculos! Amém.
13.Então um dos Anciãos falou comigo e perguntou-me: Esses, que estão revestidos de vestes brancas, quem são e de onde vêm?

14.Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. E ele me disse: Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.
15.Por isso, estão diante do trono de Deus e o servem, dia e noite, no seu templo. Aquele que está sentado no trono os abrigará em sua tenda. Já não terão fome, nem sede, nem o sol ou calor algum os abrasará,
16.porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos."

Uma grande verdade existe: não podemos nos deixar enganar e adorar os santos no lugar de Deus. A adoração somente a Deus pertence: ao Pai juntamente com seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Aos Santos fica nossa veneração, nosso respeito e um exemplo para que tenhamos coragem de seguir os mandamentos de Cristo. A certeza de que, mesmo tropeçando em algumas partes do caminho, podemos nos levantar, podemos vencer as tentações para receber a coroa da vitória.
A intercessão dos Santos só existe em Cristo, por Cristo e para Cristo.

Mas também outra grande verdade que não pode ser oculta: existe uma comunhão entre os santos, isso porque todos somos membros do Corpo (Igreja), cuja cabeça é o CRISTO. Essa comunhão só existe em Cristo e por Cristo, sem Ele não se pode falar em comunhão dos Santos. Tudo se realiza n'Ele e por Ele.

"Todos os membros são unidos pela fé em Cristo e todos permanecem vinculados uns aos outros em Jesus Cristo. Essa comunhão significa, na expressão do Corpo Místico de Cristo, que congrega todos os seres humanos que pertencem à Igreja triunfante. Essa união é universal. Somos um corpo místico (...)
Como o corpo humano integra membros físicos, ou materiais, e seres espirituais, sentimentos e emoções, todos integrados na mesma pessoa, a comunhão dos santos integra os fiéis em todas as suas etapas da existência, como filhos de Deus."

Um grande abraço em Cristo Jesus.
Que as orações e súplicas de Santo Antônio, São João e São Pedro, em nosso favor, sejam apresentadas no trono do Cordeiro. Amém!

Mônica Hélia

0 comentários:

Postar um comentário

Para postar a sua mensagem, digite o texto na área que está em branco logo abaixo.
Depois, no item Comentar como, selecione o perfil Nome/URL.
Digite seu nome e e-mail. Após isso, clique em Postar comentário.